Bem Vindo


Bem Vindo!

Se visita este blog , seja um amigo, participe do site e comente sempre no final das publicações.

Antecipadamente agradeço !


<-Para envio de email
para
Ana Azimovas ->

Pessoas On Line

Pessoas On Line

TRADUTOR (*escolha abaixo o idioma)

sábado, 26 de março de 2011

Um Rio de Lagrimas História de Aya Kito Degeneração Espinocerebelar Limitações Deficiência Fisica Vontade de Viver !


Uma amiga postou em uma comunidade que participo no yahoo sobre Miastenia Gravis, o link de um  vídeo  1 litro de lágrimas,  um drama que virou novela  japonesa baseado em fatos reais, pensando que Aya   tinha Miastenia Gravis, pois alguns sintomas da doença que a levou,  assemelham muito a  nossa conhecida Miastenia Gravis, mas já adianto são  doenças  diferentes, então resolvi pesquisar sobre esta história que a principio pensei pelo nome se tratar de um dramalhão, mas  me enganei redondamente, é uma história rica que sai do diário de Aya, que o escreveu até quando conseguiu e  transformou-se em   filme, revista, livro, novela...
....  enfim  de tudo que pesquisei percebi  que a vida desta menina é um exemplo, de vida vivida, independente das circunstâncias adversas que fragilizaram sua saúde e a levaram a morte, pois,  ainda assim ausente,  ela continua presente e transmitindo vida em todos os cantos do mundo .




  "Ichi rittoru no namida" (Um litro de lágrimas),    conta a história de Aya Ikeuchi, a jovem destas fotos,   que descobre sofrer de uma doença progressiva e incurável denominada degeneração espinocerebelar.

 A novela  foi baseada em um best-seller japonês, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, que, por sua vez, foi escrito com base nos diários da verdadeira Aya, falecida aos 25 anos.





( descrição do manga contida no site Comix, sobre o produto )
 baseado numa história real é lançado no Brasil
No ano de 1962 nascia no Japão a garota Aya Kito. Ela tinha uma vida comum, até que na adolescência descobre que possui uma doença incurável.
A Degeneração Espinocerebelar é uma doença que faz a pessoa “quebrar” aos poucos, atrofiando o cérebro e tirando a capacidade de se equilibrar, de andar e, depois de um tempo, até de falar. A doença não possui cura, mas é possível fazer um tratamento para retardar os sintomas da doença.
A mãe de Aya sugere que ela escreva um diário para o médico saber como estava o cotidiano dela e ver o quanto a doença afetava a vida da garota. Mas Aya foi além: começou a colocar seus pensamentos, o que a consternava e o que pensava e sonhava para o futuro. Haveria um futuro para ela?
O diário de Aya foi publicado no Japão originalmente para a comunidade que possui problemas físicos, mas a história dramática da garota transformou o livro em algo atrativo para todos. O livro foi publicado em 1986, e Aya tinha apenas 23 anos de idade, mas já não conseguia escrever e falava com a ajuda de uma pequena tabuleta que continha todas as letras do alfabeto japonês.
Em 2006 foi lançada no Japão uma versão televisionada com atores reais baseada no diário da garota, que voltou a colocar o livro na lista dos mais vendidos (com a impressionante marca de mais de 1,8 milhão de cópias vendidas). Já no ano anterior à novela japonesa, a editora Gentosha publicou o mangá de 1 Litro de Lágrimas em volume único, escrito e desenhado por Kita. O mangá segue o livro original de 1986 e conta a história da Aya Kito e toda sua jornada para se adaptar à doença.
E é com muito prazer que a NewPOP Editora (http://www.newpop-editora.com.br/index.php)  anuncia a vinda de 1 Litro de Lágrimas ao Brasil em português, para que cada vez mais pessoas conheçam a comovente história de Aya. Emocione-se com as duras provas que a garota precisa para se manter viva, sua relação com os amigos, sua paixão platônica não correspondida e uma verdadeira lição de vida. Afinal, para se dizer algo difícil com um sorriso no rosto, é necessário mais ou menos um litro de lágrimas derramadas.

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.” (últimas palavras de Aya em seu diário).

1 Litro de Lágrimas (Ichi Rittoru no Namida)
Autora: KITA

quadrinhos (mangá) a venda nos sites




Sobre a doença de Aya 
Degeneração espinocerebelar



Sobre a história de Aya levada ao conhecimento do mundo


A  história em vídeo é subdividida em capítulos :

EpisódiosEp 01: ある青春の始まり / O Início de minha juventude

Ep 02: 15才、忍びよる病魔 / 15 anos de idade, a doença que os rouba

Ep 03: 病気はどうして私を選んだの / Por que esta doença me escolheu?

Ep 04: 二人の孤独 / A Solidão de duas pessoas

Ep 05: 障害者手帳 / Caderno de uma pessoa deficiente

Ep 06: 心ない視線 / Olhares sem coração

Ep 07: 私のいる場所 / O lugar onde estou

Ep 08: 1リットルの涙 / 1 litro de lágrimas

Ep 09: 今を生きる / Vivo o agora

Ep 10: ラブレター / Carta de amor

Ep 11: 遠くへ、涙の尽きた場所に / Longe, para o lugar em que as lágrimas secaram

Estou postando alguns vídeos destes capítulos, mais podem achar no you tube, traduzido em outras línguas, basta procurar a legenda desejada e pesquisar mais sobre 1 litro de lagrimas  o diario de Aya Kito, não vou ficar mencionando o que acho aqui  porque são fatos que falam por si, os vídeos retratam o que Aya escreveu em seu momento adverso e de certa forma entendo que dentro das condições que lhe foram impostas, ela foi durante todo tempo uma vencedora, um exemplo  de quem  busca se superar e entender o que não se entende, nisso tudo acho que fica a mensagem de vida e de reflexão sobre doenças que limitam, prendem a pessoa nela mesma e o respeito e amor que devemos  ter por todos independente de estar doente ou não.   


Capitulo 1/1

 


Capitulo 2/1


Capitulo 3/1


Capitulo 4/1


Capitulo 5/1


Capitulo 6/1


Capitulo 7/1


Capitulo 8/1


Capitulo 9/1


Capitulo 10/2 ( este video foge da sequencia, afinal é uma novela os videos são muitos, mas é muito bonito)



Capitulo 11/1


Capitulo relembrando de 10 a 15


Video com imagens de Aya e da novela


Pessoal são muitos capítulos subdivididos em partes,  não dá para posta-los todos aqui me ative aos primeiros, mas toda história esta disponível no YouTube, basta pesquisar a novela 1 litro de lágrimas e aparecem, quanto as legendas busquem na pesquisa a que for conveniente...vale a pena assistir ..é triste ..mas tem realidade e a realidade nem sempre é como queremos,  ela é o que é e quando não podemos muda-la   temos que nos adaptar a ela, se tivermos amigos, melhor, família melhor ainda, um amor especial  um estimulo a mais, um medico dedicado um achado,   alegria, medo, diversão superação, compreensão, enfim tudo isso Aya,  teve e sentiu,   as vezes perseguimos coisas assim a vida inteira...enfim acho que fica o ensinamento que vida é para ser vivida todos os minutos com alegria e fazendo sempre o melhor que podemos dentro do que conseguimos...e assim segue..não temos tempo a perder lamentando..temos que  prosseguir vivendo pelo lado bom  e sempre com mais vontade de viver, afinal viver é e  pode ser maravilhoso,  basta olharmos o que temos, não se afligir com o que não podemos ter ou não conquistamos ainda...e  seguir agradecendo a Deus sempre por tudo .



Neste blog  Diário de Aya, tem tradução de alguns trechos do Diário de Aya Kito, lamento não ter a tradução inteira, mas vale a pena olhar as postagens constantes no link   

no entanto, pesquisando achei  no blog  Lost in Japan,   um endereço de email onde pode solicitar em pdf a tradução completa do diário de Aya Kito, vejam pelo  link  

e ainda no mesmo blog uma postagem muito bem escrita, com fotos, belíssimos trechos do que Aya escreveu em seu diário e um resumo de sua  história, visitem e leiam e reflitam, muito legal  ;)

                                                                                                   capa do livro 1 litro de lágrimas 
Trechos do que Aya escreveu


É isso...muito bom, conhecer outras histórias, compartilhar vida e perceber que  há o além de nós.....


Que Deus esteja com todos no mundo .



3 comentários:

  1. Eu fiquei muito interessada com o video. Ontem comecei a assistir mais ai como eu estava com muito sono fui dormir e hj vou terminar de ver. Já baixei todos os cap. rs; e como eles dizem em japones.
    jaamataashita :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, foi muito legal você ter pesquisado e dividido com todos essa linda história.
    Na época do lançamento do mangá, eu me interessei, porém o único exemplar na livraria estava com problemas de impressão e acabei esquecendo de procurar depois.
    Valeu a postagem!!!

    ResponderExcluir
  3. eu já tinha assistido a novela, chorei muito com o final e gostaria de saber se tem em português os livros que a Aya escreveu

    ResponderExcluir