Bem Vindo


Bem Vindo!

Se visita este blog , seja um amigo, participe do site e comente sempre no final das publicações.

Antecipadamente agradeço !


<-Para envio de email
para
Ana Azimovas ->

Pessoas On Line

Pessoas On Line

TRADUTOR (*escolha abaixo o idioma)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As pedras no caminho # Conhecendo Petra #


Petra  

 Petra, Al Khazneh
 Deserto da Jordânia
Al Khazneh (tradução árabe para "O Tesouro") é um dos maiores monumentos de Petra. A data da construção desse monumento é desconhecida, sendo atribuído, porém, algo entre 200 a.C.e 100 D.C.
Esta entre as novas  7 maravilhas do mundo


 Al Khazneh ou o Tesouro, o mais belo monumento de Petra e que serviu como mausoléu real.
Das mãos de um povo nômade surgiu uma das maravilhas da Antigüidade: uma cidade esculpida em arenito que resistiu à ação do tempo

Petra (do grego "petrus", pedra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.

O Tesouro (Al Khazneh, em árabe) é o nome do templo mais importante de Petra. A denominação vem de um mito antigo, no qual um poderoso mago negro escondia o tesouro do faraó egípcio dentro do templo. Ao sair da fenda no meio do desfiladeiro que dá acesso à cidade, o Tesouro é a primeira imagem a ser vista. A partir desse templo, os nabateus escavaram sua capital na rocha viva: gigantescos degraus de pedra levam a ruas, palácios, templos, tumbas, casas e a um mosteiro.


Petra? Onde é isso? A pergunta é recorrente. Essa cidade na Jordânia ainda não se tornou um destino turístico conhecido no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros países, especialmente na Europa. Trata-se de um local único, inteiramente esculpido na pedra pelo povo nabateu e que, apesar de parecer distante de outras regiões turísticas, não é tão isolado assim.
Porém, para um brasileiro, é preciso atravessar o mundo para ir a Petra. Mas vale a pena a jornada para conhecer essa cidade, a pouco mais de duas horas de Amã, a capital da Jordânia, uma das mais modernas do mundo árabe, e a quatro horas de Jerusalém –incluindo aí uma hora de burocracia para atravessar a fronteira israelo-jordaniana.

Petra entrou recentemente na lista das (novas) Sete Maravilhas do Mundo. Logo na entrada das ruínas, o famoso portal conhecido como Al Khazneh ambientou diversas superproduções hollywoodianas, entre elas Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), o filme que consagrou a beleza do lugar e, por tabela, turbinou o turismo na região. Próximo dali, o deserto de Wadi Rum fascina até os viajantes mais rodados. Sob a luz dourada do fim de tarde, bizarras formações rochosas modeladas pelo vento caracterizam a paisagem única do chamado “deserto vermelho”. Nos anos 1960, Wadi Rum também serviu de cenário para a ação frente às câmeras. Foi ali, sob a sombra da única árvore da planície avermelhada, que o diretor David Lean rodou o épico longa metragem que conta a saga do tenente-coronel inglês T. E. Lawrence, o famoso Lawrence da Arábia, e sua liderança de resistência durante a revolução árabe de 1917-18.

                                                                    Câmara Secreta


Parque arqueológico de Petra :http://www.petrapark.com/



Por que postei sobre Petra?

Bem, porque Deus se manifesta de diversas maneiras e a natureza é uma delas, se olharmos com sensibilidade e procurarmos  com o coração puro,  podemos sentir sua presença, ouvir sua voz, nos mostrando o caminho a prosseguir...
Petra é uma cidade que foi esculpida sobre as pedras, cheia de histórias de superação, onde o que parecia difícil, vulnerável, transformou-se em  bom e seguro.
Nossa vida é cheia de pedras no caminho e não são poucas, mas devemos vê-las como um alerta, com as pedras temos a possibilidade de refletir, rever o caminho, transforma-las elevando a nossa vida e o que realmente importa para ser sustentado na rocha, onde o vento vem e não mais nos derruba, onde as pedras são aliadas  para construção solida, onde não se oscila, não se vacila, onde a vida    passa a ser contemplável tanto para quem vê como para quem vive.    



Os vídeos  sobre Petra, podem parecer longos diante da vida corrida de alguns, mas vale a pena a reflexão e a viagem  :D

Petra Jordan (a video tour) part 1


Petra Jordan (a video tour) part 2





Deus esteja com todos no mundo.


Um comentário:

  1. Que lugar encantador, deve ser uma paz imensa estar lá neh *-*
    queria poder conhecer .
    bjoos!

    ResponderExcluir