Bem Vindo


Bem Vindo!

Se visita este blog , seja um amigo, participe do site e comente sempre no final das publicações.

Antecipadamente agradeço !


<-Para envio de email
para
Ana Azimovas ->

Pessoas On Line

Pessoas On Line

TRADUTOR (*escolha abaixo o idioma)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você não sabe o que é cansaço?!

Eu pensava que sabia o que era cansaço, mas depois que tive o desprazer de passar a ter a companhia indesejada da Miastenia Gravis na sua forma generalizada, pode ter certeza que entendi o real sentido da palavra cansaço, fadiga e não é nada possível de descrever com palavras ou definição de dicionario! não com  certeza! só quem sente e tem este problema neuromeuscular grave, auto imune e incuravél ,ainda,  que sabe e entende qual a real definição da palavra cansaço e fadiga !

É um cansaço absurdo, distante daquele cansaço  bom , saudavél que se tem depois de fazer alguma coisa exaustiva, ou andar de salto o dia todo...este cansaço é bom...mas,

 no caso da Miastenia gravis não...você faz pouco ou quase nada ou nada e sente-se como
 se carregasse o mundo nas costas, subisse uma montanha carregando uma pedra.. suportar sua cabeça sobre o pescoço,  pode ser algo muito complicado e exaustivo.....

 suas pernas sentem como se estivem correndo, tremem você sente, da cãibras e uns choques esquisitos também acontecem, como se você estivesse de salto pulando carnaval todas as noites e matines também, quando na realidade você somente, espera para ser atendida numa fila  de 2 pessoas por exemplo, as vezes nem precisa estar em pé , sentada mesmo isso acontece, o manter o corpo em pé ou rígido, equilibrado é algo complicado e difícil só quem sente sabe o que é os músculos não responderem pode entender a dimensão  do pouco que estou falando para o muito que se sente...
o simples levantar dos braços é como se estivesse levantando peso, quando somente esta levantando seus braços, as mãos tremem as vezes é algo aparente, as vezes só quem tem sente o tremor por dentro, isso é gerado  pelo cansaço excessivo que sentimos podendo acontecer com  um simples levantar de um copo de água e  dai não termina quando  você tem que beber a água tem que ser com calma  concentrando-se no que faz ..sempre..ao engolir alguma coisa..seja liquido ou solido, porque se for depressa demais, tudo volta saindo até pela boca ou mesmo pelo   nariz, porque tua deglutição foi atingida e engolir uma simples saliva se torna algo  complicado, seus olhos cansam sua visão é prejudicada, você enxerga duplo, embaçado, suas pálpebras caem e sua audição tornasse pior, ao mesmo tempo mais sensível a sons altos, sua memoria não funciona da mesma forma e seu raciocínio não é mais o mesmo, não sei se por causa do problema que temos com acetilcolina ou porque a  preocupação em manter o corpo  acaba por tirar a  atenção de outras coisas..você desequilibra  e pode cair  do nada.
 Você passa a viver atenta a movimentos simples que antes seu organismo realizava normalmente, respirar se torna um ato complicado e muito cansativo, as vezes sua respiração fecha e vc passa a ter apneias durante o dia e também a noite, tua vida muda, você muda, se for mulher quando estiver nos seus dias tudo piora se potencializa, na gravidez então, vou comentar em outra postagem, as vezes o simples levantar da cama é um exercício de perseverança e muita fé, você esta acordada, mas seu corpo parece que dorme, quando o cansaço se torna extremo e não precisa muito para isso quando a Miastenia Gravis esta descompensada qualquer simples movimento, ou nenhum movimento...

  ou o  simples ato de respirar, falar, comer já pode desencadear uma fadiga intensa que gera dor,  se conseguir acalmar e ficar bem parada regulando seus movimentos ao mínimo possível a dor pode passar para um desconforto e com sorte sumir, mas nem sempre isso acontece .
Você passa a ter um limite para tudo, para falar para se movimentar, para alimentar-se até para respirar tudo tem que ser com calma no seu tempo que é diferente das outras pessoas, até para emocionar-se ou reagir a um possível mal você tem que apreender a desenvolver um auto controle incrível.
Tua força vai embora rápido, mas tua paciência, calma, domínio próprio , senso de organização e de compreensão, necessariamente tem que dobrar, triplicar, quadriplicar, tornar-se infinito, perto da finitude da tua força, é um novo conceito de vida, ou de sobrevivência talvez, mas que posso assegurar que não é fácil de ser aceito e nem compreendido nem por quem tem Miastenia Gravis, nem por quem convive com quem tem Miastenia Gravis.
Algumas pessoas conseguem ter uma vida próxima do normal, mas pelo que tenho visto e sentido na pele  não é algo fácil e quem consegue deve se considerar um milagre.

Qualquer descuido ou oscilação ou mesmo sem motivo aparente o acido láctico toma seu corpo e como veneno te faz um mal que vai além da  Miastenia Gravis e te causa outros problemas de saúde, isso sem falar nos medicamentos que nos são passados que também ocasionam serios efeitos colaterais .

Você se torna refém da Miastenia Gravis,     querendo ou não, tua vida muda , você muda, tudo muda!

Sabe aquele tempo que nunca nos damos, a Miastenia Gravis te força a dar, mas como não tem cura , o tempo deixa de ser tempo e para quem sofre passa a ser uma eternidade.

Você esta acordada para vida, mas teu corpo parece que dorme e as vezes apaga,  é um  momento complicado, onde quando voltamos de uma crise é como se Deus nos tivesse dado nova chance de vida e de fato deu, nos resta agradecer e viver sem se  desgastar com  murmurações, afinal tempo é vida e vida é algo muito precioso para se perder reclamando.
Quando nos vemos limitados para mudar nossa condição, temos que ver uma forma de viver melhor dentro do que nos é possivel fazer.
Talvez quem não conheça a doença, não padeça desta mal,  não entenda o que escrevi aqui, mas precisava escrever isso.

Se não entendeu nada, simplesmente agradeça a Deus, pode se considerar um privilegiado, por não ter sido contemplado com esta doença, que ainda é tida como rara.


Com o tempo, escreverei mais tecnicamente, detalhadamente,  sobre Miastenia Gravis, afinal no meu caso com a demora no diagnóstico, a doença avançou generalizou e agora para mim respirar e algo complicado e que dou muito valor .
Hoje  acordei , meus filhos foram para escola, meu marido tomou café comigo e agora estou aqui escrevendo, cansada, com dor pra respirar, com dificuldade de engolir saliva, com as pernas ainda paradas,  cansadas como se estivesse correndo e este texto que digito é com dificuldade assim como tudo que escrevo porque os braços sentem , os dedos, a mão não abrem como antes e  a tela do computador dificulta, não sei se pelo brilho, o pescoço doe a cabeça pesa,  a visão não é mais a mesma, mas a medida que a visão externa piora, passo a olhar mais para dentro de mim e me enxergar como nunca antes havia feito, dou graças a Deus por mais este dia, pela minha família e espero o melhor de cada dia, de cada momento, porque quando a gente é obrigada a ver a vida devagar, a viver a vida devagar, momentos e segundos que antes passavam despercebidos, já não passam mais, tudo se torna importante e passível de ser contemplado e sentimentos pequenos e pessoas pequenas de atitudes mesquinhas acabam por ter somente um lugar pequeno   ou até mesmo nenhum espaço na vida  de quem se encontra forçado a optar em como,  com o que  ou  com quem despender sua energia vital que  tornou-se  limitada e  não podemos mais desperdiça-la.
Mas, como  já escrevi até mesmo em minha auto definição o maior poder que Deus nos conferiu foi o de escolha  e mesmo em situações adversas, podemos optar pelo melhor para nós e assim seguirmos vivendo da melhor forma  dentro do que nos é possível  no momento.  


 

Que nosso caminho seja norteado por boas escolhas  !  




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As pedras no caminho # Conhecendo Petra #


Petra  

 Petra, Al Khazneh
 Deserto da Jordânia
Al Khazneh (tradução árabe para "O Tesouro") é um dos maiores monumentos de Petra. A data da construção desse monumento é desconhecida, sendo atribuído, porém, algo entre 200 a.C.e 100 D.C.
Esta entre as novas  7 maravilhas do mundo


 Al Khazneh ou o Tesouro, o mais belo monumento de Petra e que serviu como mausoléu real.
Das mãos de um povo nômade surgiu uma das maravilhas da Antigüidade: uma cidade esculpida em arenito que resistiu à ação do tempo

Petra (do grego "petrus", pedra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.

O Tesouro (Al Khazneh, em árabe) é o nome do templo mais importante de Petra. A denominação vem de um mito antigo, no qual um poderoso mago negro escondia o tesouro do faraó egípcio dentro do templo. Ao sair da fenda no meio do desfiladeiro que dá acesso à cidade, o Tesouro é a primeira imagem a ser vista. A partir desse templo, os nabateus escavaram sua capital na rocha viva: gigantescos degraus de pedra levam a ruas, palácios, templos, tumbas, casas e a um mosteiro.


Petra? Onde é isso? A pergunta é recorrente. Essa cidade na Jordânia ainda não se tornou um destino turístico conhecido no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros países, especialmente na Europa. Trata-se de um local único, inteiramente esculpido na pedra pelo povo nabateu e que, apesar de parecer distante de outras regiões turísticas, não é tão isolado assim.
Porém, para um brasileiro, é preciso atravessar o mundo para ir a Petra. Mas vale a pena a jornada para conhecer essa cidade, a pouco mais de duas horas de Amã, a capital da Jordânia, uma das mais modernas do mundo árabe, e a quatro horas de Jerusalém –incluindo aí uma hora de burocracia para atravessar a fronteira israelo-jordaniana.

Petra entrou recentemente na lista das (novas) Sete Maravilhas do Mundo. Logo na entrada das ruínas, o famoso portal conhecido como Al Khazneh ambientou diversas superproduções hollywoodianas, entre elas Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), o filme que consagrou a beleza do lugar e, por tabela, turbinou o turismo na região. Próximo dali, o deserto de Wadi Rum fascina até os viajantes mais rodados. Sob a luz dourada do fim de tarde, bizarras formações rochosas modeladas pelo vento caracterizam a paisagem única do chamado “deserto vermelho”. Nos anos 1960, Wadi Rum também serviu de cenário para a ação frente às câmeras. Foi ali, sob a sombra da única árvore da planície avermelhada, que o diretor David Lean rodou o épico longa metragem que conta a saga do tenente-coronel inglês T. E. Lawrence, o famoso Lawrence da Arábia, e sua liderança de resistência durante a revolução árabe de 1917-18.

                                                                    Câmara Secreta


Parque arqueológico de Petra :http://www.petrapark.com/



Por que postei sobre Petra?

Bem, porque Deus se manifesta de diversas maneiras e a natureza é uma delas, se olharmos com sensibilidade e procurarmos  com o coração puro,  podemos sentir sua presença, ouvir sua voz, nos mostrando o caminho a prosseguir...
Petra é uma cidade que foi esculpida sobre as pedras, cheia de histórias de superação, onde o que parecia difícil, vulnerável, transformou-se em  bom e seguro.
Nossa vida é cheia de pedras no caminho e não são poucas, mas devemos vê-las como um alerta, com as pedras temos a possibilidade de refletir, rever o caminho, transforma-las elevando a nossa vida e o que realmente importa para ser sustentado na rocha, onde o vento vem e não mais nos derruba, onde as pedras são aliadas  para construção solida, onde não se oscila, não se vacila, onde a vida    passa a ser contemplável tanto para quem vê como para quem vive.    



Os vídeos  sobre Petra, podem parecer longos diante da vida corrida de alguns, mas vale a pena a reflexão e a viagem  :D

Petra Jordan (a video tour) part 1


Petra Jordan (a video tour) part 2





Deus esteja com todos no mundo.


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Primeira Postagem no Blog

Bem, como esta é a primeira vez que escrevo aqui, não vou ficar falando o que sou, o que penso, o que gosto, o que quero...quem quiser saber terá que acompanhar minhas postagens   :D
Mas, ouvi uma frase que ficou na memoria, é bem assim " quem acha que a vida pode ser um mar de rosas... esquece dos espinhos..."
a parte boa desta frase é que há rosas sem espinhos...
Quando a gente pensa que sabe alguma coisa..lá vem Deus e nos surpreende..



"....O surgimento espontâneo de uma nova variedade de rosa chama a atenção de produtores em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, divisa do Piauí com o Ceará. Foi lá que, entre as rosas de uma variedade bastante comum (a "Carolla", vermelha e muito espinhenta), nasceu uma outra roseira, praticamente sem espinhos. A surpresa se transformou em experimento, a muda cresceu e originou novos exemplares. Ao contrário de sua matriz, a nova roseira tem hastes compridas, retas e praticamente nenhum espinho. "É um alívio para quem trabalha na colheita" brinca Rogério Silva, supervisor da estufa onde ficam as mudas. A nova flor foi batizada de "Iracema", em homenagem à virgem dos lábios de mel. A índia do romance de José de Alencar teria vivido na região na época da colonização portuguesa e, assim como a rosa, tinha o corpo liso e era dotada de uma beleza invejável. A empresa em que "Iracema" surgiu, a Cearosa, tem 7 hectares de estufas, de onde saem 20 mil botões por dia. Ali, até hoje, eram cultivadas 16 variedades de rosas, a maioria desenvolvida por pesquisadores geneticistas na Europa. "É uma pesquisa muito cara e que leva muito tempo para dar resultados. Não existe nada igual aqui na América do Sul" explica o engenheiro agrônomo boliviano, Julio Cantillo, consultor das empresas plantadoras de rosa do Estado..." fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2959203-EI8146,00.html




Bom, sendo assim podemos perceber que sempre há novas possibilidades para tudo e que nada pode ser considerado definitivo na vida.

acho que para primeira postagem esta bom...

Ana Azimovas